Trabalhos
DINÂMICA SOCIAL DO CONSUMO E COTIDIANO: ENTRE O SONHO E A REALIDADE
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Autor (a):
Rogério Cesar Campos de Freitas.
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Orientador (a):
Profa. Maria Inês Ferreira Xavier.
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Resumo:
Resumo: Na interação entre o sonho - aquisição de um produto - e a realidade - condição financeira para adquiri-lo - em uma dinâmica de consumo proposta pelo cotidiano do mercado, o presente trabalho analisa esse aspecto, sob uma perspectiva econômica e cultural. A relação econômica é focalizada através da Teoria do Consumidor que mostra, além dos conceitos de utilidades dos produtos para um indivíduo, as restrições orçamentárias, em que a renda disponível é o limite de todos os gastos; mas quando o indivíduo não respeita esta restrição, pode entrar no processo de endividamento. Também aborda alguns conceitos de Externalidades – definidas como o comportamento de um agente econômico que afeta para melhor ou pior, o bem-estar de outro. Essas conseqüências podem ocorrer tanto no meio ambiente, já que muitas pessoas passaram a não se importar mais com as conseqüências de certos produtos na natureza; quanto na sociedade, em que cada pessoa, ou grupo de pessoas, passa a transmitir para outros, um bem-estar que não pode ser alcançado por elas, podendo gerar nos indivíduos, talvez, atitudes inadequadas como roubar ou se endividar para obter bens. Na relação cultural é focalizado o processo de urbanização - em que o convívio na sociedade urbana pode provocar um processo de comparação, alienando o indivíduo aos produtos e serviços existentes, que proporcionam o bem-estar e distanciando-o da simples satisfação de suas necessidades e passando a elevar cada vez mais seu padrão de consumo; e alguns dos possíveis efeitos da globalização – em que parte da população não possui renda para ter acesso a muitos produtos importados, além de ocorrer na sociedade uma comparação no país residente, ocorre também uma comparação com o estilo de vida no exterior. Diante dessa interação, ocorrem conseqüências tanto nas finanças pessoais, quanto nas políticas econômicas do país.
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Palavras Chaves:
Consumo, Cultura, Externalidades e Urbanização..